Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Prevenção das Dependências - Art of Counseling

Prevenção significa: Prevenir, Adiar e Reduzir o abuso de substâncias psicoactivas geradoras dependência crónica, progressiva e fatal.

Prevenção das Dependências - Art of Counseling

Prevenção significa: Prevenir, Adiar e Reduzir o abuso de substâncias psicoactivas geradoras dependência crónica, progressiva e fatal.

Oferta e procura: uma realidade dificil

Constatamos que nos dias de hoje que a oferta e acessibilidade das substancias geradoras dependencia, sejam elas licitas ou ilicitas atingiu niveis preocupantes de norte a sul do país, gerando assim uma "cultura" de pressão sobre o consumo entre os jovens. Qualquer jovem corre o risco de usar drogas, ninguem está "a salvo". Parece ser "normal" e fazer parte do rituais do convivio ou do divertimento, por exemplo, uma festa, um concerto, uma ida a um bar pode ser uma boa oportunidade em se consumir uns charros. Alguns jovens, com quem trabalho, comentam comigo "Mas hoje em dia todos os jovens consomem drogas, principalmente bebidas alcool e ou haxixe..." esta crença generalizada é falsa e promove uma enorme pressão, influenciando atitudes e comportamentos que reforçam e promovem o consumo, por exemplo, entre grupo de jovens, "se não fizeres a mesma coisa poderás não ser aceite no grupo."
Não é verdade que todos os jovens consomem drogas. Existem muitos jovens que se divertem, que convivem, que gozam a vida que optam (escolhem) por nao consumir drogas, incluindo o alcool. Não sou contra as drogas, sou contra aqueles que fazem pressão nesta ideia generalizada, entre jovens, de que para se ser "cool", ou ser diferente e radical ou outra coisa qualquer é preciso fazer coisas (consumir), ignorando as eventuais consequencias desse tipo de comportamento. A primeira causa de acidentes entre jovens está relacionada com o consumo de bebidas alcoolicas.