Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Prevenção das Dependências - Art of Counseling

Prevenção significa: Prevenir, Adiar e Reduzir os consumos de substâncias geradoras de abuso, dependência crónica, progressiva e fatal.

Prevenção das Dependências - Art of Counseling

Prevenção significa: Prevenir, Adiar e Reduzir os consumos de substâncias geradoras de abuso, dependência crónica, progressiva e fatal.

Como posso avisar/ajudar o meu amigo/a de que ele tem um problema com a bebida e ou com drogas?


Por vezes, é duro e difícil dizer alguma coisa sobre este assunto tão pessoal. Normalmente, a maioria dos jovens não vai ter com um amigo ou alguém de família para pedir ajuda. De facto, o teu amigo/a ira fazer tudo aquilo que esteja ao seu alcance para negar ou esconder o problema. Contudo, existem alguns sinais que podes observar no seu comportamento. Normalmente, pessoas com sérios problemas de abuso de substancias utilizam expressões tais como: “Eu consigo parar de beber e ou usar drogas quando quiser, é só eu querer...” – na realidade, as coisas não são nada assim; não conseguem fazer aquilo que dizem e que querem. São pessoas com quem até se pode conviver e conversar, mas depois de ficarem pedrados, mudam completamente os seus comportamentos – na maioria das vezes, agem como uns idiotas e envolvem-se em lutas. Ainda não se consegue perceber quanto à razão pela qual as pessoas se envolvem em problemas com drogas e ou álcool. De qualquer maneira, existem alguns sinais que podemos constatar quando as substancias começam a controlar as vidas dessas pessoas. Quando na realidade o teu amigo precisar de ajuda surgem alguns sinais que são facilmente identificados, outros não, mas se observares com atenção, esses sinais surgem com frequência, uns atrás dos outros.
Se o teu amigo tem um ou mais destes sinais de aviso, ele ou ela poderá ter um problema com drogas e ou álcool:
Embebedar-se ou ficar pedrado no dia-a-dia.
Mentir sobre coisas do seu dia-a-dia, ou acerca de quanto e como usa drogas e ou álcool.
Evitar-te, para assim ficar pedrado e ou bêbado.
Deixar actividades que normalmente praticava, tais como, desporto, trabalho de casa ou evitar os amigos que não consomem drogas e ou bebidas alcoólicas.
Fazer planos para ir usar. Por exemplo; a meio da semana, começar a dizer que vai usar drogas ou consumir bebidas alcoólicas no próximo fim de semana, esconder bebidas alcoólicas, usar drogas ou beber bebidas alcoólicas sozinho.
Ter que beber ou consumir cada vez mais para ficar bêbado ou pedrado.
Afirmar com convicção que só é possível divertir-se e gozar a sério se beber ou usar drogas.
Ressacas frequentes.
Pressionar ou tentar convencer os outros colegas ou amigos para usar drogas ou beber bebidas alcoólicas.
Tomar riscos. Por exemplo; riscos relacionados com o sexo. Fazer sexo sem preservativo ou tomar as devidas precauções.
Esquecer o que fez na tarde ou na noite anterior, durante um período em que usaram drogas ou bebidas alcoólicas. (se dizeres ao teu amigo/a o que aconteceu, ele ou ela poderá querer lembrar-se ou rir, como se não fosse um problema).
Sentir-se deprimido, sem esperança, angustiado e ou com pensamentos suicidas .
Tornar-se numa pessoa egoísta e não se preocupar com as outras pessoas.
Falar constantemente sobre beber como consumir bebidas alcoólicas ou sobre o uso de drogas.
Envolver-se em problemas com a lei.
Conduzir de mota/automovel sob o efeito de drogas ou álcool.
Ser suspenso da escola por problemas relacionados com drogas e ou álcool.