Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Prevenção das Dependências - Art of Counseling

Prevenção significa: Prevenir, Adiar e Reduzir os consumos de substâncias geradoras de abuso, dependência crónica, progressiva e fatal.

Prevenção das Dependências - Art of Counseling

Prevenção significa: Prevenir, Adiar e Reduzir os consumos de substâncias geradoras de abuso, dependência crónica, progressiva e fatal.

Prevenir das Dependências é:

Podemos encarar a prevenção das dependências como uma atitude a desenvolver no dia-a-dia. É um projecto a ter em conta ao longo da vida das crianças (e dos adultos) desde que nascem até á idade adulta.

Nós como adultos, também somos confrontados com desafios e crises, por ex. segundo os analistas peritos na matéria estamos a atravessar uma crise financeira e económica. Não se fala noutra coisa. Desde os noticiários televisivos ate aos jornais.

Nestas situações difíceis que os adultos atravessam como é que as crianças e os jovens encaram estes assuntos e quais seus efeitos negativos ?

Quero dizer com isto que a prevenção das dependências é um forma de vida. È importante adoptar esta atitude quer seja nos momentos de felicidade e segurança quer seja nos momentos de crise e de adversidade que todos (indivíduo, família e sociedade) atravessem.

Hoje Prevenir as Dependências é:

Agir, Aprender, Apoiar,

Cooperar, Compromisso, Confiar, Cometer erros e aprender com eles,

Definir limites saudáveis,

Entre-ajuda, Educar, Estar vigilante, Estar actualizado/a, Encorajar, Estar disponível,

Informar,

Lutar por uma causa,

Pedir ajuda, Partilhar,

Ser irreverente e inconformado, Ser determinado/a, Ser diferente,

Ser resiliente, Ser honesto/a com problemas, pensamentos e sentimentos, Ser flexível, Ser realista, Ser humilde, Ser um referencia (modelo), Ser tolerante e paciente, Ser solidário, Ser genuino e espontaneo, ser carismatico,

Trabalho e espirito de equipa, Ter valores morais e espirituais, Ter fé e esperança,


Ter planos e objectivos,

Viver um dia de cada vez...è Amar e Ser Amado.