Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Prevenção das Dependências - Art of Counseling

Prevenção significa: Prevenir, Adiar e Reduzir os consumos de substâncias geradoras de abuso, dependência crónica, progressiva e fatal.

Prevenção das Dependências - Art of Counseling

Prevenção significa: Prevenir, Adiar e Reduzir os consumos de substâncias geradoras de abuso, dependência crónica, progressiva e fatal.

Prevenção à Mesa em Familia

Sabia que:

 
 
Aquelas crianças que por norma fazem as refeições em família, em especial o jantar, apresentam menos riscos de consumir tabaco, bebidas alcoólicas e cannabis (haxixe).
 
Qual o problema de não estar presente nas refeições, especialmente o jantar, em família?
 
 
Segundo um inquerito apresentado pela CASA (Center on Addiction and Substance Abuse) em 2007que envolveu adolescentes e os seus familiares revelou que os jovens que estão menos de três vezes, por semana, presentes ao jantar em família comparando aqueles que estão cinco ou sete vezes por semana ao jantar em família apresentam um risco maior de consumir cannabis; de experimentar tabaco e bebidas alcoólicas.
 
Os pais devem permanecer mais vigilantes quando os seus filhos iniciam o terceiro ciclo.
 
Este estudo efectuado pela CASA revelou que os adolescentes correm um serio risco de abusarem de substancias lícitas e ilícitas quando iniciam o ensino no terceiro ciclo.
 
Revela-se extremamente importante para si, como pai e/ou mãe ou pessoa significativa acompanhar e estar envolvido/a durante este período. Nesse sentido, as refeições ao jantar são uma óptima oportunidade para tal.
 
Porque é que é tão importante o jantar em família?
 
Os estudos revelam de uma forma consistente que as crianças que frequentam as refeições, especialmente o jantar:
 
Estão menos vulneráveis ao risco de consumo de substancias do que aquelas crianças que não estão presentes ao jantar em família.
 
Ficam menos expostos ao risco de se relacionarem com amigos que usam drogas ilícitas e/ou drogas legais.
A probabilidade de tirarem boas notas na escola e maior assim como, não consumirem tabaco, bebidas alcoólicas e drogas
 
 
Fonte: Center on Addiction and Substance Abuse (CASA) Universidade de Columbia, EUA
 
 
Comentário: A duração da refeição ao jantar pode ser um espaço de interacção e partilha de ideias e valores entre todos. Pode observar e estar atento a eventuais mudanças de atitudes e comportamentos. Também pode proporcionar convites aos amigos e amigas dos seus filhos/as para jantar lá em casa.