Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Prevenção das Dependências - Art of Counseling

Prevenção significa: Prevenir, Adiar e Reduzir os consumos de substâncias geradoras de abuso, dependência crónica, progressiva e fatal.

Prevenção das Dependências - Art of Counseling

Prevenção significa: Prevenir, Adiar e Reduzir os consumos de substâncias geradoras de abuso, dependência crónica, progressiva e fatal.

Os pais receiam abordar e debater o uso de drogas com os seus filhos


Os pais receiam abordar e debater o uso de drogas com os seus filhos
Segundo, White House Office of National Drug Control Policy (ONDCP) é importante, na educação dos filhos, os pais se concentrarem nas competências da comunicação e monitorizar as suas actividades, especialmente na fase da pre-adolescencia e adolescência depois de um recente inquérito publico, nos EUA, revelar que a maioria dos pais encontra dificuldades em abordar e discutir sobre assuntos e preocupações intimas dos seus filhos adolescentes, especialmente o uso de drogas. De acordo com um estudo da VitalSmarts ( http://www.vitalsmarts.com/ ), revela que a maioria dos pais sente-se desconfortável em falar com os seus filhos sobre os assuntos do dia-a-dia.

Nesse estudo, alguns dos pais (52 %) admite que se questiona, com alguma dificuldade em abordar, principalmente, os assuntos difíceis. Mais preocupante se revela, no mesmo estudo, quando os pais sabem que hoje em dia, as drogas fazem parte do dia-a-dia (directa ou indirectamente) da maioria dos adolescentes. Mais de metade dos pais (56 %) inquiridos neste inquérito revela que os seus filhos vão a festas onde as drogas estão disponíveis e perto de metade (48%) acredita que os seus filhos têm amigos que usam drogas. Apesar disto alguns pais nada para modificar esta situação.
Segundo, John P. Walters, Director of National Drug Control Policy, “Este inquérito revela uma tendência evidente e preocupante que se estabelece na relação entre pais e filhos. Demasiados pais evitam falar com os seus filhos sobre assuntos difíceis, atitudes e comportamentos preocupantes e/ou problemáticas, porque receiam afectar negativamente o relacionamento com os seus filhos. È importante para os pais serem coerentes com as suas responsabilidades e definir regras claras contra o uso de drogas.
Também Joseph Grenny, co-fundador da Vital Smarts e autor do livro “ Crucial Conversations: Tools for Talking When Stakes are High” declara, “ Não parece existir um assunto mais apropriado para os pais conversarem com os seus filhos do que, por ex. o uso de drogas. A maioria dos pais parece sentir-se totalmente inadequado sobre esta matéria, assim sendo, adquirem uma atitude complacente e negligente sobre esta matéria. A nossa investigação revela boas noticias para a maioria dos pais; descobrimos que a diferença entre o sucesso e o falhanço na abordagem deste assunto crucial reside na aprendizagem de novas competências e aquisição poderosas habilidades na comunicação. A maioria dos pais sentem que devem escolher a paz, a qualquer custo, a adoptarem uma atitude disciplinada, coerente e realista, mas isto não é o mais eficaz.”
Artigo retirado da revista Counselor (Magazine for Addiction Professionals)

1 comentário

Comentar post